Estudantes da graduação da FGV Direito Rio participaram, no dia 8 de abril, de mais uma edição da Visita aos Três Poderes, realizada em Brasília. A iniciativa proporcionou uma experiência prática sobre o funcionamento das instituições públicas, aproximando os alunos da realidade profissional do Direito.
Durante a programação, o grupo, que contou também com a participação de um intercambista da Universidad Francisco de Vitoria, da Espanha, foi recebido por autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública, incluindo o secretário de assuntos legislativos, Paulo Modesto, e o secretário nacional do consumidor, Ricardo Morishita Wada.
Os estudantes também visitaram o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, os alunos participaram de uma conversa com os ministros Carmen Lúcia e Flávio Dino. A visita terminou na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, onde foram recebidos pelo presidente nacional, Beto Simonetti, além de integrantes da diretoria da entidade.

A atividade possibilitou o contato direto com ministros, parlamentares e servidores públicos, permitindo aos alunos compreender, na prática, a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula e o funcionamento das instâncias decisórias do país.
Para a aluna Bruna Cardoso, a experiência foi enriquecedora ao conectar a teoria com a prática jurídica e ampliar a compreensão sobre o cotidiano das instituições. Segundo ela, a vivência reforça a importância de iniciativas que aproximam os estudantes do ambiente profissional desde o início da formação acadêmica.
A visita integra a proposta pedagógica de formação que valoriza a vivência prática e o entendimento do papel das instituições no sistema democrático brasileiro.