InícioECONOMIAFGV aplica práticas ESG e neutraliza emissões de carbono durante evento sobre...

FGV aplica práticas ESG e neutraliza emissões de carbono durante evento sobre clima

Nos dias 5 e 6 de maio, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (FGVces) realizou o 3º Fórum Empresarial em Adaptação à Mudança do Clima. Para além dos debates estruturais, o evento destacou-se por aplicar na prática os conceitos da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) em sua própria organização, garantindo que a infraestrutura do Fórum refletisse o compromisso com a sustentabilidade. 

 

 
Essa foi uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing (FGV DICOM) com o FGVces, garantindo que toda a infraestrutura, a narrativa e a estratégia de engajamento do Fórum refletissem o compromisso institucional com a sustentabilidade e a transparência. 

Ações de inclusão e redução de impacto ambiental 

Entre as principais iniciativas implementadas durante os dois dias de encontro, destacam-se: 

  • Acessibilidade e Inclusão: O evento contou com tradução simultânea em Libras, além de garantir a diversidade na composição da equipe de trabalho envolvida na execução. 
  • “Plástico Zero”: O serviço de coffee break utilizou exclusivamente materiais em louça, eliminando o uso de plásticos descartáveis. Além disso, o fornecimento de água em embalagens cartonadas (semelhantes a caixas de leite), uma alternativa de menor impacto ambiental. 
  • Alimentação Consciente: O cardápio oferecido aos participantes foi composto por opções vegetarianas e veganas, reduzindo a pegada de carbono atrelada à produção de alimentos. 
  • Registro Inovador: O Fórum utilizou a técnica de “Colheita Gráfica” (Design de Conversas) para documentar as plenárias. A facilitação visual ajudou a traduzir de forma didática mensagens centrais do evento, como o alerta de que o risco climático já afeta o valor e o caixa das empresas, sendo essencialmente um risco financeiro, e a importância de transformar a adaptação em uma agenda de negócio e inovação.  
  • Doação de alimentos: foi solicitado que cada participante trouxesse, no primeiro dia de evento, 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram destinados à doação por meio da parceria do FGVces com o SESC Mesa Brasil. 

Compensação de emissões e o projeto Cerâmica Kamiranga 

Reforçando sua coerência ambiental, o 3º Fórum Empresarial compensou integralmente as emissões de carbono geradas por sua realização. O processo de inventário e neutralização foi conduzido em parceria com a Eccaplan, o que garantiu ao Fórum a inclusão do selo “Evento Neutro” em suas peças digitais. 

Para a aquisição dos créditos de carbono, o FGVces selecionou o projeto Cerâmica Kamiranga, localizado no Pará. A iniciativa apoia a manutenção da tradição industrial na região sem recorrer ao desmatamento, substituindo a lenha de florestas nativas por biomassa renovável, o que contribui diretamente para a preservação do bioma amazônico. 

Veja a matéria completa aqui!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

mais vistas